O que você precisa saber sobre Segurança do Trabalho

EQPRO_segurançanotrabalho

Imagine que Roberto tem casa, esposa, uma filha. Ademais de ser pai e marido, é filho, tio, sobrinho, neto. Sua presença é de extrema importância à família e aos amigos. Ele começou a trabalhar em uma construção e a empresa não preocupava com segurança como exigem as leis. Seus equipamentos de proteção não estavam dentro das normas e ele faleceu em um acidente de trabalho. Agora tente dimensionar o efeito em cadeia provocado pela ausência de Roberto.

Não há nada mais valioso que a vida. Nada custa mais que superar a perda absoluta de alguém. Então, a pergunta é: sua empresa está consciente de todas as normas de segurança que englobam os funcionários?

O principal objetivo da Segurança do Trabalho é assegurar a prevenção dos acidentes laborais. Investir em segurança é garantir um ambiente saudável e produtivo para todos que o compõem.

A EQPRO listou os benefícios para sua empresa ao investir em Segurança do Trabalho*:

1) Organização: Investir em Segurança do Trabalho permite que a empresa crie uma logística que demonstra preocupação e cuidado com o funcionário. Esta organização garante um outro benefício que é a produtividade, uma vez que o colaborador se sente mais motivado para executar suas funções.

2) Menos gastos: O trabalho preventivo derivado da Segurança do Trabalho gera menos custos com materiais, afastamentos ou ações judiciais. Um ambiente seguro inibe os riscos e mantém a atenção do funcionário na execução da tarefa.

3) Qualidade: Funcionários que percebem que estão realizando um trabalho de forma segura, produzem com qualidade.

EQPRO_segurança no trabalho2_blog

4) Ambiente de trabalho saudável: O investimento em Segurança do Trabalho demonstra o comprometimento da empresa com a saúde de todo o quadro de funcionários. Esse sentimento de cuidado e proteção gera um ambiente laboral saudável.

5) Credibilidade: A redução de acidentes e ocorrências envolvendo a imagem da empresa garante a credibilidade corporativa da instituição, numa demonstração de responsabilidade social. Com produtividade e equipe motivada, a companhia se torna referência no mercado em que atua.

6) Produtividade: Funcionários motivados pelo sentimento de integração da equipe se empenham em alcançar a produtividade estabelecida pela direção da empresa. Além disso, a eliminação dos riscos mantém o foco na execução do trabalho prestado.

Precisa de mais informações sobre segurança no trabalho e equipamentos de proteção? A EQPRO te ajuda. Comece com um tour pelo nosso site e saiba como podemos orientar você e sua equipe a construir um ambiente laboral mais seguro e saudável.

* Com informações adaptadas do site INBEP.

Comentários